Pular para o conteúdo principal

Recomendações para inovação em governo


O Governo da Austrália é um dos mais adiantados em termos de inovação. Assertivo e bem estruturado, desde o conceito de inovação em governo, até os métodos de implantação nas agências governamentais, amplamente abordados no relatório Innovation in the Public Sector, os australianos tem contribuído muito como exemplo de governança em inovação.
Para o governo australiano não existem dúvidas quanto aos desafios da gestão pública neste século:
"Os governos e serviços públicos em todo o mundo estão lutando com questões muito complexas, como mudanças climáticas, preocupações com a segurança, crises econômicas e os desafios da saúde, como obesidade e diabetes, para citar apenas alguns. Fazer progressos nessas áreas requer, entre outras coisas, procurar maneiras melhores e mais inovadoras para realizar nossa missão de serviço público... Cada vez mais, os governos estão à procura de soluções inovadoras para esses problemas complexos, que exigem conjuntos complexos de competências, estratégias de comunicação inovadoras e níveis sem precedentes de cooperação entre os cidadãos, comunidades e governos."
Com a publicação de outro relatório, o Empowering change: Fostering innovation in the Australian Public Service, considero que temos o mais completo guia de inovação em governo publicado até este momento. Do relatório, que inclui um apêndice de cases internacionais, retiramos, além do parágrafo acima, doze recomendações destinadas a apoiar o governo que pretende inovar em processos, serviços e políticas, agrupadas em cinco categorias e a seguir adaptadas para serem reproduzidas por qualquer governo. 


Estratégia e Cultura
Recomendação 1
A inovação precisa fazer parte do pensamento estratégico dos órgãos governamentais e inserida em seu planejamento. Para implementar uma cultura de inovação os órgãos devem incluir no plano as estratégias para identificar e buscar soluções inovadoras. Um processo como a Abordagem de Três Horizontes é um exemplo de como isso pode ser iniciado:
  • Horizonte 1- Qual é o core business do órgão? O que é necessário para conduzi-lo agora e em quais áreas poderia ser simplificado, reduzido ou interrompido com melhorias e inovação?
  • Horizonte 2- Quais são as áreas emergentes do órgão? Quais recursos e capacidades serão necessários para abranger as áreas e em que prazo? Algumas das áreas de trabalho emergente podem impulsionar a mudança e inovação? em caso afirmativo, quais são as prioridades de inovação?
  • Horizonte 3- Olhando para o futuro, quais são os grandes problemas ou oportunidades? Existem resultados de inovação viáveis que possam reduzir a incerteza ou risco de problemas futuros?
Recomendação 2
O fluxo de informações facilita a inovação é a chave para uma maior inovação no governo. Embora sempre haverá algumas restrições sobre o compartilhamento de informação no setor público, o governo deverá adotar uma cultura de transparência na elaboração e execução da política governamental. 
Isto exigirá uma mudança de paradigma na abordagem de muitas agências de desenvolvimento, onde grande parte das novas idéias é feito em um clima secreto. Em particular, deve adotar práticas inovadoras e de uma maior abertura para o desenvolvimento de novas propostas políticas, através de reformas, tais como:
  • introdução de consultores externos no processo do desenvolvimento de políticas
  • consulta de processos transparente e open innovation 
  • rever a justificativa para as restrições de dados, visto que uma maior disponibilidade de dados vai impulsionar a inovação
  • identificar os riscos associados com um projeto inovador e como ele será gerido
  • incluir a análise do processo na avaliação do programa e nos resultados de entrega.
Recomendação 3
Uma característica específica do ambiente do setor público é o risco político e sua gestão. Para facilitar a inovação, especialmente quando a inovação é radical ou em larga escala e onde os riscos são altos, os governos devem identificar e gerenciar ambientes de risco para permitir o surgimento de abordagens inovadoras. É uma recomendação de identificação e controle.

Liderança

Recomendação 4

Liderança é um fator crítico na criação de um setor público mais inovador. A construção de uma cultura de inovação no setor público requer liderança apoiadas por:

  • ferramentas adequadas e treinamento focado na implementação
  • usar a inovação como um critério na liderança, no recrutamento e na gestão de desempenho
  • identificação dos objetivos do órgão para a inovação de desempenho
  • relatório anual do desempenho da inovação pelos órgãos
  • apoio às comunidades de prática (grupos de profissionais que exploram temas comuns) dentro das Secretarias e entre Secretarias 
  • incentivo às abordagens da equipe para resolver problemas de forma criativa, incluindo os agentes externos, clientes/cidadãos e fornecedores
  • facilitar a abertura a novas idéias e influências através de programas de intercâmbio de pessoal
  • identificar os ativistas da inovação para projetos ou problemas específicos.
Recomendação 5
O setor público não tem os condutores da inovação competitiva, como acontece no setor privado. Portanto, é necessário adotar uma abordagem mais pro-ativa para incorporar a inovação em suas operações. 
Para facilitar a adoção de práticas inovadoras, os órgãos podem se basear na Caixa de Ferramentas de Inovação para contratar pessoal e construir conhecimento e experiência no processo de inovação. 
A Caixa de Ferramentas de Inovação, que temos aqui alguns fundamentos em português,  estabelece as abordagens que os órgãos podem adotar para capitalizar as oportunidades de inovação e, ao longo do tempo, incorporar uma cultura de inovação dentro da organização.


Questões estruturais


Recomendação 6
As barreiras sistêmicas para a inovação devem ser desafiadas de uma forma transparente e igualmente sistêmica.Existem modelos que poderiam ser adotados e que são utilizados dentro do governo e do setor privado.


Recomendação 7

Processos de financiamento podem funcionar como um contra-incentivo à inovação, uma vez que transfere todos os riscos para a agência de inovação que tomou o financiamento. 

Recomendação 8
Colaboração e experimentação são dois elementos essenciais para a realização da inovação. Para inserir estes no setor público, o órgão deve elaborar um programa de experimentação de colaboração, inspiradas no MindLab dinamarquês, para desenvolver soluções e testes para os problemas, nomeadamente nos domínios da política e prestação de serviços. 
A atividade principal no âmbito deste programa será o desenvolvimento e implementação de projetos-piloto de colaboração e ensaios.

Recursos e gestão da inovação


Recomendação 9
A tecnologia está remodelando interações públicas com empresas e governo e aumentando as expectativas do público para o engajamento e prestação de serviços. Para atender a estas expectativas, os órgãos devem, de forma oportuna e inteligente, adotar:
  • As abordagens e Ferramentas da Web 2.0 
  • Sistemas de Gestão de Idéias
Na Austrália existe o trabalho do Govern 2.0 Taskforce que fornece orientações essenciais e recomendações sobre questões de Web 2.0.


O Governo de São Paulo, por exemplo, desenvolve a iGovSP com propósito bastante semelhante.

Recomendação 10
Contratos podem promover soluções inovadoras para os desafios do setor público. 
É recomendado que os órgãos, ao efetuarem compras e cotações, visem também facilitar soluções inovadoras, centrando-se nos resultados, ao invés de especificações, adotando as seguintes posturas:
  • ser aberto com os fornecedores potenciais sobre o que o órgão está tentando alcançar e por quê.
  • envolver-se com o mercado antes de iniciar o processo de contratação, para identificar o problema a ser resolvido e avaliar o que o mercado pode oferecer.
  • criação de um portal seguro para a recepção de propostas não solicitadas, em que os fornecedores em potencial podem sugerir propostas inovadoras, sem arriscar a perda de propriedade intelectual ou vantagem competitiva.
Recomendação 11
Para defender a liderança do pensamento, formação e coordenação da ação inovadora, e manter a excelência em cima da inovação no setor público, o órgão responsável pela criação, ação e condução de programas inovadores deve incluir:
  • criação e manutenção de um website sobre inovação, para apoiar os programas dos órgãos e oferecer conhecimento aos funcionários públicos
  • formalização e apoio à inovação do setor público, criando e ajudando a criar comunidades de prática.

Reconhecimento, compartilhamento e aprendizagem


Recomendação 12
Para a divulgação e difusão de inovações, os órgãos e suas agências do Estado devem criar mecanismos para reconhecimento dos esforços de inovação, incluindo:
  • apoio e desenvolvimento de uma rede de inovação no Setor Público, para criar um intercâmbio de conhecimentos e recursos de inovação;
  • conferência anual de inovação do setor público, reunindo profissionais de inovação deste segmento para partilhar experiências de processos de inovação e seus resultados;
  • prêmios (possivelmente em conjunto com a conferência) para a inovação no setor público, que reconhece os esforços inovadores de indivíduos, equipes e departamentos. Outro exemplo paulista é o Prêmio Governador Mário Covas de Inovação; e
  • parceria com a academia para estudar e compartilhar aprendizados sobre a inovação no setor público.


É muito nítido o plano de inovação em governo da Austrália e novamente recomendo sua leitura, acessando aqui. O documento ilumina o caminho para aqueles governos, e não são poucos, que já entenderam a necessidade de mudança, mas talvez ainda não perceberam para onde e com qual objetivo.

    Comentários

    Unknown disse…
    Ótimo post!
    Rejane Gontow disse…
    Excelentes recomendações. Lamentavelmente, não estou conseguindo acessar os links.
    Alvaro Gregorio disse…
    Olá Rejane, atualizei os links, grato pelo aviso. Boa leitura.
    Rejane Gontow disse…
    Excelentes recomendações. Lamentavelmente, não estou conseguindo acessar os links.
    Rejane Gontow disse…
    Olá Alvaro, que excelente notícia!!!!

    Obrigada.

    Postagens mais visitadas deste blog

    Cinco Princípios para Novos Serviços Públicos. Terceiro: o Governo como Plataforma

    A ideia de Tim O'Reilly ao criar o termo e a abordagem de Governo como Plataforma, foi dar uma perspectiva de valor de patrimônio e de uso aos dados governamentais. Inicia explicando que as plataformas seguem uma lógica de alto investimento, onde praticamente só o Estado é capaz de investir, mas permitem à população, ao utilizarem essa plataforma, gerar riquezas. Temos um claro exemplo ao pensar em uma rodovia como esse investimento. O governo a constrói, mas a entrega aos usuários para trafegarem seus produtos, serviços, passageiros, estimular turismo e economias integradoras etc.. Em outras palavras, uma plataforma rodoviária do governo, mesmo em concessão, será usada pela sociedade, mesmo a custo de pedágios. O mesmo serve para plataformas digitais. O governo americano durante a gestão Reagan, em 1983, tornou disponível ao mundo o Sistema de Posicionamento Global - GPS. A partir do uso mundial dessa plataforma podemos calcular quantos outros produtos e serviços foram gerado

    Laboratório é problema, mas a governança ajuda a resolver

    É preciso considerar que um laboratório de inovação pode atrair pessoas que desprezam as regras, não tanto por rebeldia, mas como um estilo de vida, um espírito independente que busca ocupar um espaço. O lab será visto como um oásis – ou miragem – no deserto de novas ideias das corporações. Em parte isso é justificado pela aura de criatividade que envolve o novo ambiente ao transmitir uma mensagem de liberdade, com suas técnicas de ideação que estimulam a distância dos valores burocráticos e, claramente, a palavra disruptura que carrega um certo rompimento com padrões. Isso cria alguns problemas iniciais para a organização que começa o funcionamento do laboratório, tais como: se outras organizações participarão do laboratório, alguns ajustes serão necessários; a segurança física/predial pode ser fragilizada com a presença de “gente de fora”; a segurança digital terá que se adequar ao ambiente de acesso irrestrito e wifi; os horários de funcionamento podem sofrer mudan

    Objetivos e valores do Laboratório de Inovação

    Um laboratório de inovação em governo pode atuar desde a criação de novas políticas públicas até a prototipagem de serviços prestados ao cidadão. A diferença não se trata apenas de níveis da gestão (estratégica e operacional), mas também define o porquê deve existir o lab, sua estrutura, seus objetivos e quais valores irá agregar ao governo. Objetivar amplitude e formas de atuação nos ajuda a relacionar quesitos, estabelecer limites e buscar as parcerias certas. Antes de apresentar uma nova relação sobre os aspectos de construção do laboratório, como os aspectos projetuais colocados em post anterior , apresento uma lista que pode ajudar a definir com um pouco mais de formalidade e precisão, após respondido o checklist projetual , para que está sendo criado o laboratório e no que pode contribuir para um governo inovador. A ideia é de que usemos essa relação para selecionar aqueles itens que se aproximam com os objetivos do lab que pretendemos construir ou significar, mantendo em