Pular para o conteúdo principal

Complexidade e mudança organizacional


"Mude, mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade."
Edson Marques


A esta altura já deixamos para trás algumas crendices em relação à inovação em governo. Uma delas é acreditar que inovar dependerá de mudanças rápidas e radicais na estrutura organizacional do governo, como por exemplo, acabar com as hierarquias, ou então, dar fim à estabilidade de emprego do funcionalismo, ou ainda, estabelecer metas de inovação setoriais, imaginando que decretos ou imposições possam trazer a criatividade à realidade do serviço público.

Nada contra as idéias radicais, mas essas todas levam a uma mesma reação: então é impossível inovar!

Sabemos como paralisar, reduzir ou até inviabilizar projetos, basta trazê-los para o campo da complexidade, exigir a velocidade que uma gestão de quatro anos impõe e criar grupos de trabalho intersetorias com metas claras em termos estratégicos, mas obscuras no detalhamento tático. É uma direção que impede inovar nos projetos, pois a preocupação centra-se em resolver problemas da estrutura, quer organizacional ou procedural, no lugar de entender problemas do usuário dessas estruturas, principal foco dos serviços públicos e imensa fonte para projetos inovadores.

A estrutura de organização e o estabelecimento da hierarquia, por exemplo, são meios pelos quais os governos e grandes organizações viabilizam, há séculos, suas metas de produção de bens e serviços, concentrando esforços em áreas especializadas, racionalmente separadas por áreas meio e fim, promovendo o desempenho de papéis profissionais, no que já foi chamado de dramaturgia burocrática.

Temos um passado e presente que confirmam que esse tipo de organização de pessoas, até certo ponto, funciona; afinal foi o que nos trouxe até aqui. Mas também é evidente que a gestão do conhecimento e a criatividade não cabem em um modelo departamentalizado ou mesmo compartimentalizado.

Ao vivermos em uma sociedade organizada em rede que se contrapõe a um governo organizado no formato hierárquico, é natural que tenhamos, pelo lado do cidadão, a insatisfação com os serviços públicos e, pelo lado daqueles quem prestam os serviços, a frustração pela falta de oportunidades de realização profissional trabalhando para o governo.

À forma organizacional do governo devemos sobrepor a estrutura inteligente em rede, sem a necessidade de mudanças imediatas no organograma, mas na direção certa, o que é mais importante. Assim, colocar para funcionar um programa de inovação em governo dependerá muito mais das pessoas que irão colaborar nesse processo, do que em uma reforma estatutária das organizações.

Entretanto deve-se cuidar para que essa estrutura inteligente em rede não seja confundida com a organização informal, aquela formada a partir de interações espontâneas entre os membros de uma organização. A organização em rede, sobreposta à organização formal, parte de ação organizada e formalizada, representando conexões de responsabilidades e especialidades para fins conjuntos.

Algumas técnicas de reestruturação organizacional, como a matricial por projeto ou a criação de grupos de trabalho, buscam esse tipo de conexão e relacionamento, porém dirigidos para ações pontuais, para projetos com início-meio-fim determinados, diferentes de programas contínuos de inovação.

Para fazer acontecer a inovação em governo, sem a necessidade imediata de mudanças radicais, porém considerando as nuances de inovação disruptiva que poderá representar a curto prazo, não será necessário abolir estruturas, derrubar dirigentes ou contratar uma equipe de gênios em gestão pública. Propõe-se aqui estratégia e método, que sejam adaptáveis em dimensões, etapas, timing e demais fatores convenientes à ação local.

São essas ações que dão direção objetiva a um programa de inovação contínua, não apenas pela formalização, que apenas cria o programa, mas especialmente pela manutenção de um ambiente colaborativo, interdisciplinar e baseado em pessoas.

Talvez por esse motivo, temos visto com satisfação que tais programas sejam estimulados por áreas de recursos humanos, ou gestão de pessoas, em aliança com os responsáveis por áreas de marketing e comunicação, assim como gestão de tecnologia de informação, que oferecem o suporte da rede de comunicação para os projetos.

Entretanto, consideramos essa uma estrutura temporária, que dá conta do pontapé inicial na inovação em governo, os demais passos devem prever a criação de diretoria ou gerência capaz de tocar o programa, com boa penetração em todas as unidades da organização e capaz de estimular a criatividade em todas as atividades da corporação.

É preciso deixar claro que um órgão responsável pelo programa de inovação não é o responsável pela inovação, não é o centro de novas ideias e de onde imanam  soluções criativas e bem sucedidas. O objetivo principal desse órgão é implantar e manter um programa que estimule a inteligência coletiva da organização e de seus usuários, auxiliando os demais órgãos a inovar em métodos, produtos e serviços, por meio da disseminação de técnicas e ferramentas que possam ser aplicadas à ação local.


Como objetivos específicos, uma Diretoria ou Gerência de Inovação, empenha-se em prospectar novas formas de organizar serviços, tecnologias e pessoas, buscar boas práticas em governo, realizar benchmarks e avaliações, capacitar dirigentes em inovação, monitorar tendências no segmento de governo, para que as respostas do governo à sociedade sejam mais rápidas e eficazes. Há também outros dois objetivos específicos que fazem parte desse órgão: a incubação de projetos inovadores e a aferição do programa como um todo. 

No próximo post vamos dedicar às dimensões para a inovação.

Comentários

Edson Marques disse…
Que bom que você gostou do meu poema Mude.
Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
Que, aliás, não é de Clarice Lispector.

Se puder, veja o poema todo, assim como o vídeo e o livro Mude, publicado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra, e à venda nas maiores livrarias.

E o vídeo Mude pode ser visto aqui, no Comercial da Fiat:
http://www.youtube.com/watch?v=-IwFkGLRKps
Ou aqui:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KlP9XpjVsas

Devidamente registrado na Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura – Registro 294507 – Livro 534 – Folha 167 – em 04/08/2003.
A Revista Veja publicou matéria a respeito: http://veja.abril.com.br/090703/p_103.html
Além disso, tal poema também já foi publicado por Pedro Bial na faixa 4 do CD Filtro Solar.
Até o “mago” Paulo Coelho tem plagiado este meu poema, tanto no Twitter, quanto no Facebook, e em vários jornais e revistas, do Brasil e do exterior, como se pode ver aqui: http://mude.blogspot.com.br/2011/04/paulo-coelho.html

Mais detalhes em http://Mude.blogspot.com

/// Para o poeta, o importante é encantar o coração do leitor. Mesmo que este suponha ter sido encantado por Clarice Lispector ou Paulo Coelho...

Compreenda-nos pela extensão do comentário, mas é que, além de esclarecer o fato, gostaríamos de saber onde foi que você viu que é “de Clarice”? Pois queremos passar a informação correta também a essa pessoa, para evitar que tal erro de autoria seja ainda mais disseminado.

Abraços,
Alvaro Gregorio disse…
Caro Edson,

Peço desculpas a você e aos nossos leitores por reforçar um equívoco.
Corrigi de imediato.
Acredito que, não sendo vc um de nossos leitores, está vigilante quanto a esses cometidos na internet, a ponto de ser alertado quando ocorra, o que imagino dispensar saber onde vi atribuído à Clarice.

Boa sorte.

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco Princípios para Novos Serviços Públicos. Terceiro: o Governo como Plataforma

A ideia de Tim O'Reilly ao criar o termo e a abordagem de Governo como Plataforma, foi dar uma perspectiva de valor de patrimônio e de uso aos dados governamentais. Inicia explicando que as plataformas seguem uma lógica de alto investimento, onde praticamente só o Estado é capaz de investir, mas permitem à população, ao utilizarem essa plataforma, gerar riquezas. Temos um claro exemplo ao pensar em uma rodovia como esse investimento. O governo a constrói, mas a entrega aos usuários para trafegarem seus produtos, serviços, passageiros, estimular turismo e economias integradoras etc.. Em outras palavras, uma plataforma rodoviária do governo, mesmo em concessão, será usada pela sociedade, mesmo a custo de pedágios. O mesmo serve para plataformas digitais. O governo americano durante a gestão Reagan, em 1983, tornou disponível ao mundo o Sistema de Posicionamento Global - GPS. A partir do uso mundial dessa plataforma podemos calcular quantos outros produtos e serviços foram gerado

Laboratório é problema, mas a governança ajuda a resolver

É preciso considerar que um laboratório de inovação pode atrair pessoas que desprezam as regras, não tanto por rebeldia, mas como um estilo de vida, um espírito independente que busca ocupar um espaço. O lab será visto como um oásis – ou miragem – no deserto de novas ideias das corporações. Em parte isso é justificado pela aura de criatividade que envolve o novo ambiente ao transmitir uma mensagem de liberdade, com suas técnicas de ideação que estimulam a distância dos valores burocráticos e, claramente, a palavra disruptura que carrega um certo rompimento com padrões. Isso cria alguns problemas iniciais para a organização que começa o funcionamento do laboratório, tais como: se outras organizações participarão do laboratório, alguns ajustes serão necessários; a segurança física/predial pode ser fragilizada com a presença de “gente de fora”; a segurança digital terá que se adequar ao ambiente de acesso irrestrito e wifi; os horários de funcionamento podem sofrer mudan

Objetivos e valores do Laboratório de Inovação

Um laboratório de inovação em governo pode atuar desde a criação de novas políticas públicas até a prototipagem de serviços prestados ao cidadão. A diferença não se trata apenas de níveis da gestão (estratégica e operacional), mas também define o porquê deve existir o lab, sua estrutura, seus objetivos e quais valores irá agregar ao governo. Objetivar amplitude e formas de atuação nos ajuda a relacionar quesitos, estabelecer limites e buscar as parcerias certas. Antes de apresentar uma nova relação sobre os aspectos de construção do laboratório, como os aspectos projetuais colocados em post anterior , apresento uma lista que pode ajudar a definir com um pouco mais de formalidade e precisão, após respondido o checklist projetual , para que está sendo criado o laboratório e no que pode contribuir para um governo inovador. A ideia é de que usemos essa relação para selecionar aqueles itens que se aproximam com os objetivos do lab que pretendemos construir ou significar, mantendo em