Pular para o conteúdo principal

Cuidado Com a Imprensa (da) Nanica II



O blog da Martha (se você ainda não leu a primeira parte da postagem clique aqui) embora muito recente, começou no dia 30 de abril, já tem mais de 6 milhões de visitas, 20% a mais do que toda a população da Escócia (notem, na parte inferior do blog, que o reloginho de acessos não pára de avançar).

O número de acessos mostra que este inesperado fenômeno editorial da mídia social, ultrapassou em muito as fronteiras do Reino Unido. Além disso, dado o tema do blog, ele atraiu também a atenção de conhecidos chefs britânicos.  Jamie Oliver, por exemplo, fez um tuíte de apoio a sua iniciativa e  Nick Nairn, professor de gastronomia e apresentador de programas culinários na TV, convidou-a para um encontro. Cobrindo o evento, o jornal escocês Daily Record publicou uma foto da garota, ao lado de Nick, com a seguinte manchete: "Hora de demitir a merendeira".

Não satisfeito com a primeira saia justa, o Conselho de Argyll e Bute, ao tomar conhecimento da reportagem fez um novo gol contra, assim retratado pela própria Martha, em sua postagem "Adeus", publicada no dia 14 de junho.

"Nesta manhã, durante a aula matemática fui tirada da sala pela minha diretora e levada para a sala dela. Ela me falou que eu não poderia mais tirar fotos da minha merenda devido a uma manchete em um jornal de hoje".

"Eu escrevo apenas no meu blog, não em jornais, e estou triste por não ter mais a permissão para tirar as fotos. Vou sentir falta de dividir e avaliar minha merenda e também vou sentir falta das fotos de  merendas que vocês me enviam."

Foi uma comoção nacional. Mike Russel, o Secretário de Educação da Escócia, cargo equivalente ao de Ministro da Educação aqui no Brasil, criticou a proibição em sua conta no twitter, afirmando que a decisão foi tola e que pediria ao diretor-executivo do Conselho que a revogasse, o que de fato ocorreu. Nossa querida Martha já voltou a fotografar a merenda.

Quero mencionar, por fim, que a pequena blogueira também resolveu aproveitar seu espaço para colaborar com a Marys' Meals, uma ONG que angaria fundos para alimentação de crianças carentes. Essa polêmica toda teve um inesperado impacto positivo, fez subir de 2 mil para 46 mil libras o valor arrecadado pelo blog. Tem cauda longa na merenda.

Comentários

Hola Pepe, essa historia eh muito legal mesmo. Mas chama a atencao para o desastre de relacoes publicas que foi a decisao do Conselho de Argyll e Bute de proibir as fotos da menina!

Postagens mais visitadas deste blog

10 Dicas para Prefeitos Inovadores

Em poucos dias, prefeitas e prefeitos eleitos em outubro passado estarão assumindo seus mandatos. A princípio, sejam eles iniciantes ou reconduzidos, o cenário que os aguarda está mais para drama do que para comédia.

Isto por que, na maioria dos 5563 municípios brasileiros, independente de porte ou localização, há um imenso descompasso entre as legítimas demandas da sociedade e a capacidade do poder público em atendê-las. Dificuldades de gerenciamento, aliadas a um processo civilizatório excludente, resultaram  em  uma triste realidade na qual poucos municípios brasileiros possuem, em pleno século XXI, índices de desenvolvimento humano - IDH considerados satisfatórios pela Organização das Nações Unidas - ONU.
Bem, a choradeira para por ai. O que gostaríamos de falar, daqui para a frente, para prefeitas e prefeitos bem intencionados e que queiram, de fato, mudar o filme, é que as grandes alterações que estão ocorrendo no mundo, estão abrindo novas oportunidades para os municípios, não im…

Design Thinking em Governo: abrem-se os caminhos

Temos dedicado muito tempo de nossas pesquisas na avaliação da metodologia de Design Thinking, adaptada a governo para apoiar a inovação, na tentativa de adotá-la para a criação e reformulação de serviços públicos. O Pepe já havia comentado aqui anteriormente sobre Roger Martin e o Design de Negócios, bem como nos trouxe uma trilogia de posts ( 1, 2 e 3 ) apontando a aplicação que pode ser dada ao tema em governo, baseado também na obra de Tim Brown e nos cases da IDEO.

Nossas impressões foram confirmadas com a recente publicação de dois trabalhos que a IDEO realizou junto a The Partnership for Public Services, entidade não governamental que trabalha para produzir inovação em governo nos EUA. Essas publicações, que considero leitura obrigatória, estão dirigidas a dois públicos distintos:


Innovation in Government: para todos envolvidos em inovação, é uma agradável e bem organizada leitura que introduz o assunto inovação em governo, baseada em depoimentos de especialistas, apresentando …

Habilidades e Atitudes do Novo Gerente

Os gerentes que, ao longo dos próximos anos, ambicionarem progressos consistentes em suas carreiras deverão dedicar particular atenção à readequação de suas competências e habilidades, recalibrando-as no sentido da chefia tradicional para a liderança de equipes, do “mandar” para o “convencer”, do “eu ganhei, nós empatamos e vocês perderam” para o “tamo juntos”, só para exemplificar.
Esta, seguramente, não será - ou não tem sido, para aqueles que já iniciaram essa caminhada - uma mudança fácil, pois envolve, além de crescentes esforços de atualização no âmbito estritamente técnico, uma profunda remontagem nos modelos mentais tradicionais.
No campo técnico, a rápida e incansável diminuição no ciclo de vida de processos e produtos tem colocado, cada vez mais, a aprendizagem continuada na ordem do dia. O know-how dos colaboradores e, por consequência, das organizações, sofre ataques praticamente diários que empurram a atividade “aprender” para dentro da “folhinha de produção”. Nesse cenário…