Pular para o conteúdo principal

Cidades Inteligentes são mais do que fibra ótica


Quando tudo parece parado e sem muito interesse nem novidade, surpreendo-me com iniciativas que estão acontecendo em nosso país, que dão o estímulo à continuidade de nossas propostas de inovação em governo, como reportamos aqui com frequência, há quase cinco anos.

No CONIP deste 2011, encerrado em 18 de novembro, tive a oportunidade de assistir várias apresentações de projetos, já implantados ou em implantação, destinados a melhorar, através da tecnologia de informação e da inovação em gestão pública, as cidades em que vivemos e o relacionamento cidadão-estado.

Meu primeiro destaque vai para a cidade do Rio de Janeiro que - além  de todo o trabalho de resgate da presença do poder público nas favelas com a reapropriação do espaço pela população, já amplamente divulgado - apresentou no evento duas iniciativas que julgo entre as melhores deste ano: a Praça do Conhecimento e o Rio Ideias. Ambos foram apresentados pelo titular da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Rio, Franklin Coelho, que em suas palavras na abertura do evento assim definiu a Praça do Conhecimento:
“uma Praça do Conhecimento tem que acompanhar a velocidade da inovação, sua sustentabilidade depende disso. E mais: deve possuir um design que trabalhe uma ambiência de inovação, interatividade e mobilidade – um espaço atrativo. A Praça vem com uma idéia de resgatar e trabalhar a história da comunidade, fortalecendo a interatividade com a mídia local e a produção coletiva e autoral. Em suma, a Praça é um elemento disseminador de conhecimento para a comunidade, onde as possibilidades são inúmeras, como por exemplo, a integração com a rede de gestão da Prefeitura. É o ponto de partida para pensar uma nova visão de tecnologia e urbanismo em termos de regeneração urbana”.(retirado do Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro).
Quanto ao Rio Ideias, uma iniciativa inspirada no BigAppsIdeas que comentamos aqui, traz extraordinários resultados da participação popular que, por outros meios e fins, demonstra a retomada da cidade pelo cidadão, na medida em que este participa com ideias para sua cidade. A primeira fase do Rio Ideias trouxe mais de 1800 contribuições, que agora estão sendo organizadas para que voltem à sociedade em forma de desafios, para a produção de aplicativos móveis.

Encontramos Franklin Coelho após a palestra, que nos concedeu a gravação do nosso "O que você pensa?", falando sobre inovação:


Meus outros destaques do evento, que também estão alinhados com o cidadão que cuida de sua cidade junto com o governo, vão para o projeto PortoAlegre.CC, que tem uma interface bem resolvida, ilustrando este post, além da interatividade e do propósito wikicidade que o define como excelente ferramenta.

A outra experiência, que resume o tema do CONIP 2011 - A Praça é do Povo, pertence a cidade de Canoas-RS, com o Ágora Virtual Canoas. Ao meu ver, ambas iniciativas gaúchas dignas de premiação máxima do CONIP, mas que não foram reconhecidas desta forma pelo júri.

Então, modestamente, recebam aqui meus maiores elogios e cumprimentos, grato por trazerem algo novo às nossas cidades.


Pouco antes de fechar este post, recebo a notícia de que Canoas lança nesta semana o Parque Canoas de Inovação... acho que devemos olhar mais de perto e para além da infraestrutura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco Princípios para Novos Serviços Públicos. Terceiro: o Governo como Plataforma

A ideia de Tim O'Reilly ao criar o termo e a abordagem de Governo como Plataforma, foi dar uma perspectiva de valor de patrimônio e de uso aos dados governamentais. Inicia explicando que as plataformas seguem uma lógica de alto investimento, onde praticamente só o Estado é capaz de investir, mas permitem à população, ao utilizarem essa plataforma, gerar riquezas. Temos um claro exemplo ao pensar em uma rodovia como esse investimento. O governo a constrói, mas a entrega aos usuários para trafegarem seus produtos, serviços, passageiros, estimular turismo e economias integradoras etc.. Em outras palavras, uma plataforma rodoviária do governo, mesmo em concessão, será usada pela sociedade, mesmo a custo de pedágios. O mesmo serve para plataformas digitais. O governo americano durante a gestão Reagan, em 1983, tornou disponível ao mundo o Sistema de Posicionamento Global - GPS. A partir do uso mundial dessa plataforma podemos calcular quantos outros produtos e serviços foram gerado

Laboratório é problema, mas a governança ajuda a resolver

É preciso considerar que um laboratório de inovação pode atrair pessoas que desprezam as regras, não tanto por rebeldia, mas como um estilo de vida, um espírito independente que busca ocupar um espaço. O lab será visto como um oásis – ou miragem – no deserto de novas ideias das corporações. Em parte isso é justificado pela aura de criatividade que envolve o novo ambiente ao transmitir uma mensagem de liberdade, com suas técnicas de ideação que estimulam a distância dos valores burocráticos e, claramente, a palavra disruptura que carrega um certo rompimento com padrões. Isso cria alguns problemas iniciais para a organização que começa o funcionamento do laboratório, tais como: se outras organizações participarão do laboratório, alguns ajustes serão necessários; a segurança física/predial pode ser fragilizada com a presença de “gente de fora”; a segurança digital terá que se adequar ao ambiente de acesso irrestrito e wifi; os horários de funcionamento podem sofrer mudan

Objetivos e valores do Laboratório de Inovação

Um laboratório de inovação em governo pode atuar desde a criação de novas políticas públicas até a prototipagem de serviços prestados ao cidadão. A diferença não se trata apenas de níveis da gestão (estratégica e operacional), mas também define o porquê deve existir o lab, sua estrutura, seus objetivos e quais valores irá agregar ao governo. Objetivar amplitude e formas de atuação nos ajuda a relacionar quesitos, estabelecer limites e buscar as parcerias certas. Antes de apresentar uma nova relação sobre os aspectos de construção do laboratório, como os aspectos projetuais colocados em post anterior , apresento uma lista que pode ajudar a definir com um pouco mais de formalidade e precisão, após respondido o checklist projetual , para que está sendo criado o laboratório e no que pode contribuir para um governo inovador. A ideia é de que usemos essa relação para selecionar aqueles itens que se aproximam com os objetivos do lab que pretendemos construir ou significar, mantendo em