Estamos finamente iniciando a prática da inteligência coletiva para a melhoria dos serviços públicos.
Nesta quinta edição da Campus Party Brasil, ocorrida na segunda semana de fevereiro, testemunhamos algumas boas novas, além do evento ter encontrado melhores condições no Parque Anhembi, a presença do Governo do Estado de São Paulo não se limitou a patrocínios ou apoio institucional.
Desta vez o governo paulista se apresentou e organizou um chamado público para que a sociedade ajude a construir, reconstruir e melhorar os serviços públicos. Apenas para lembrar, ao reportarmos aqui a edição anterior, onde o governador Geraldo Alckmin lançou o Portal Governo Aberto, havia uma intenção manifesta pelo governador, presente em seu discurso de posse, de que sua gestão deveria usar redes e ferramentas sociais para estimular a cooperação da sociedade na transformação dos serviços, pois a intenção tornou-se gesto.
O governo paulista, por meio da PRODESP, criou o desafio "Como inovar os serviços do Estado de São Paulo", abrangendo quatro áreas-alvo:
- Acessa São Paulo 2ª Geração: http://www.acessasaopaulo.sp.gov.br/
Problema a ser solucionado: Como deve ser o novo portal do Acessa SP, de forma a permitir seu acesso multiplataforma, e que tipos de aplicativos móveis poderiam ser desenvolvidos para atender estes objetivos?
- Detran.SP: http://www.detran.sp.gov.br/
Problema a ser solucionado: Que sugestões você teria para incrementar o portal Detran.SP? Sugira novos serviços, aperfeiçoamento de serviços já disponíveis e melhoria na navegabilidade / usabilidade.
- Redes Sociais
Problema a ser solucionado: De que forma o governo pode ampliar essa interação e ainda atender a demanda por serviços públicos utilizando as redes como canal?
- Poupatempo 2ª Geração: http://www.poupatempo.sp.gov.br/home/
Problema a ser solucionado: Como os avanços recentes da informática podem ajudar o Poupatempo a melhorar o atendimento ao cidadão na sua rede de postos? De que forma o Poupatempo pode levar para a Internet os serviços públicos prestados nos postos?O desafio estará aceitando as idéias dos campuseiros até o dia 20 de março e, em abril, divulgará os melhores trabalhos que ganharão um Macbook em cada categoria. Veja como participar acessando o regulamento aqui.
É o primeiro passo para o crowdsourcing do governo, reunindo o potencial criativo de uma sociedade participativa. Torço para que não seja o único.
Comentários