Pular para o conteúdo principal

Inovação nos tempos da recessão

A maneira mais comum de tornar viáveis cortes nos gastos públicos (particularmente drásticos no caso atual do Reino Unido) é diminuindo o escopo de responsabilidades do Estado. Muitas vezes isso se dá através do bom e velho corte nos serviços oferecidos (vide o polêmico fechamento de bibliotecas) com correspondentes demissões de pessoal. O artigo "Local government strategies in an age of austerity", de Talbot e Talbot, publicado em abril como parte do relatório “Redefining local government”, descreve as diversas abordagens adotadas por governos locais em situação de cortes orçamentários. Mas, de modo geral, pode-se dizer que em tempos de crise há um forte impulso para inovação em serviços.

De fato pressão orçamentária como fator determinante e impulso para inovação me faz lembrar da primeira gestão Covas, durante a qual se viu as tecnologias de informação sendo amplamente usadas para facilitar profundas mudanças em cultura e processos, que eventualmente resultaram no saneamento das finanças do governo de São Paulo, conforme descrevi na minha tese de doutorado.

No caso britânico a proposta do governo central é que a inovação se dê através da transferência da responsabilidade pela prestação de serviços para indivíduos, grupos, ONGs e o setor privado. Neste contexto sobem de importância conceitos como “Grande Sociedade”, Localismo e a Co-produção.

Mas a transferência de serviços para outros setores pura e simples não é possível nem atende todas as questões relacionadas à provisão de serviços. Muitas vezes a responsabilidade final permanece com o setor público (como no caso da proteção de crianças e adultos vulneráveis).

Além disso, há a necessidade de garantir que elementos como respeito à diversidade e inclusão de minorias façam parte dos serviços prestados. Por exemplo, se uma instituição religiosa decide prestar voluntariamente serviços de planejamento familiar, existe a necessidade de uma terceira parte que garanta a neutralidade e integridade deste serviço.

Estas considerações tornam clara a necessidade de não apenas transferir, mas sim repensar serviços, sem perder de vista sua razão de ser. O relatório Radical Efficiency da Nesta, propõe redesenhar serviços do zero, atingindo os objetivos desejados porém com uma configuração bastante diferente.


Adaptado do relatório Radical Efficiency


Exemplos:
- Hotéis para pacientes na Suécia: um meio termo entre a internação em um hospital e a alta, neste hotel os pacientes em processo avançado de recuperação permanecem em um ambiente próximo ao hospital, com facilidade de acesso em caso de emergência, porém duas diferenças importantes. A primeira é que não há enfermeiras nem médicos no local, de modo que os pacientes cuidam de si próprios (de refeições a curativos). A segunda é que amigos e familiares podem ficar hospedados com eles, auxiliando assim com os cuidados e a recuperação. O custo para o governo por leito no “hotel” é menos de um terço de um hospital.

- Serviço de apoio para o retorno ao mercado de trabalho no nordeste da Inglaterra: Neste projeto a consultoria LiveWork apoiou o governo de Sunderland no projeto de redesenho do serviço. O resultado foi a criação de um grupo comunitário responsável por contactar usuários em situação de desemprego e apoiá-lo ao longo das diversas etapas na jornada de volta ao trabalho. O esquema foca em particular as etapas iniciais, frequentemente negligenciadas por abordagens tradicionais, durante as quais o usuário precisa resolver uma série de problemas pessoais antes de estar estável o suficiente para procurar emprego. E o custo deste serviço é 90% mais baixo do que o máximo recomendado pelo governo.

E as recomendações para implementação de eficiências radicias (descritas em detalhe no relatório completo) guardam estreita semelhança com princípios do design thinking (tema de post recente do Alvaro):
- Parceria com usuários;
- Facilitação do surgimento de lideranças emergentes;
- Foco na qualidade de vida dos usuários (ao invés da qualidade do serviço);
- Envolvimento de famílias, amigos e vizinhos (não somente usuários);
- Gerenciamento de riscos (ao invés de evitá-los).




Publicado também no Observatório do Conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco Princípios para Novos Serviços Públicos. Terceiro: o Governo como Plataforma

A ideia de Tim O'Reilly ao criar o termo e a abordagem de Governo como Plataforma, foi dar uma perspectiva de valor de patrimônio e de uso aos dados governamentais. Inicia explicando que as plataformas seguem uma lógica de alto investimento, onde praticamente só o Estado é capaz de investir, mas permitem à população, ao utilizarem essa plataforma, gerar riquezas. Temos um claro exemplo ao pensar em uma rodovia como esse investimento. O governo a constrói, mas a entrega aos usuários para trafegarem seus produtos, serviços, passageiros, estimular turismo e economias integradoras etc.. Em outras palavras, uma plataforma rodoviária do governo, mesmo em concessão, será usada pela sociedade, mesmo a custo de pedágios. O mesmo serve para plataformas digitais. O governo americano durante a gestão Reagan, em 1983, tornou disponível ao mundo o Sistema de Posicionamento Global - GPS. A partir do uso mundial dessa plataforma podemos calcular quantos outros produtos e serviços foram gerado

Laboratório é problema, mas a governança ajuda a resolver

É preciso considerar que um laboratório de inovação pode atrair pessoas que desprezam as regras, não tanto por rebeldia, mas como um estilo de vida, um espírito independente que busca ocupar um espaço. O lab será visto como um oásis – ou miragem – no deserto de novas ideias das corporações. Em parte isso é justificado pela aura de criatividade que envolve o novo ambiente ao transmitir uma mensagem de liberdade, com suas técnicas de ideação que estimulam a distância dos valores burocráticos e, claramente, a palavra disruptura que carrega um certo rompimento com padrões. Isso cria alguns problemas iniciais para a organização que começa o funcionamento do laboratório, tais como: se outras organizações participarão do laboratório, alguns ajustes serão necessários; a segurança física/predial pode ser fragilizada com a presença de “gente de fora”; a segurança digital terá que se adequar ao ambiente de acesso irrestrito e wifi; os horários de funcionamento podem sofrer mudan

Objetivos e valores do Laboratório de Inovação

Um laboratório de inovação em governo pode atuar desde a criação de novas políticas públicas até a prototipagem de serviços prestados ao cidadão. A diferença não se trata apenas de níveis da gestão (estratégica e operacional), mas também define o porquê deve existir o lab, sua estrutura, seus objetivos e quais valores irá agregar ao governo. Objetivar amplitude e formas de atuação nos ajuda a relacionar quesitos, estabelecer limites e buscar as parcerias certas. Antes de apresentar uma nova relação sobre os aspectos de construção do laboratório, como os aspectos projetuais colocados em post anterior , apresento uma lista que pode ajudar a definir com um pouco mais de formalidade e precisão, após respondido o checklist projetual , para que está sendo criado o laboratório e no que pode contribuir para um governo inovador. A ideia é de que usemos essa relação para selecionar aqueles itens que se aproximam com os objetivos do lab que pretendemos construir ou significar, mantendo em