Pular para o conteúdo principal

Governo Total

fonte da ilustração: http://www.sharpideas.com/

Como temos enfatizado nas aulas de Gestão do Conhecimento que ministramos e em diversas postagens preparadas para este Igov Brasil, vivemos, hoje, um tempo de mudanças, jamais observado na história da humanidade. E, pelo que podemos sentir aqui e ali, este vendaval, doravante, tende a se tornar cada vez mais forte.

As tecnologias hoje disponíveis ampliam o leque de produtos colocados no mercado de uma maneira tão alucinante que, ao comprarmos um simples bem de consumo ou ao planejarmos um investimento de maior prazo, fica no ar, cada vez mais, aquela questão: será que estou agindo certo?

Só para exemplificar, se minha televisão a tubo, resistiu bravamente quase 20 anos, meu televisor de plasma tornou-se peça de museu em menos de cinco. Depois dele, já vieram as tecnologias LCD, LED, e agora a LED 3D.

Se uma simples ação individual gera este desconforto, imagine o que significa para um país, governo ou prefeitura, nos dias de hoje, desenvolver novos serviços, realizar compras corporativas ou definir investimentos na área de transportes, energia, saúde, etc. Se no passado, tínhamos bons parâmetros para a tomada de decisão, hoje as incertezas ganham de goleada.

O reconhecimento dessa realidade, cada vez mais complexa, tem levado muitos governos a ampliar, das mais variadas formas, sua base de conhecimento. O que antes era decidido ou elaborado por um conjunto de poucos “sábios”, tem sido, agora, submetido a um “colégio eleitoral” cada vez mais ampliado, incorporando todas as visões e talentos disponíveis.

Nesta postagem, gostaria de me referir a duas dessas iniciativas. A primeira, chamada “The President’s Save Awards”, que vem sendo conduzida desde 2009 pelo governo americano, convida a todos os funcionários públicos federais a encaminharem idéias que possam contribuir para a poupar recursos e melhorar o desempenho da administração. Essas idéias, além de submetidas, são também votadas pelos próprios servidores. No momento desta postagem, estavam inscritas 17006 sugestões.

A segunda iniciativa, conduzida pelo governo inglês, denominada “Innovate”, conclama a comunidade desenvolvedora a produzir soluções inovadoras de interesse para a cidadania, calcadas no uso das tecnologias digitais. O ambiente criado estimula o uso das bases de dados já disponibilizadas pelo governo e o aproveitamento da inteligência coletiva da população inglesa. Neste momento, 26 aplicações estão disponíveis no site.

Estes dois exemplos objetivam mostrar ao leitor deste espaço que não há mais como abrir mão de soluções inovadoras para melhorar os governos. Várias iniciativas deste tipo já estão no ar e muitas outras virão, na medida que as administrações públicas forem percebendo que, se de um lado há uma avalanche nunca vista de problemas a serem solucionados, de outro, há um conjunto crescente de servidores e cidadãos dispostos a colaborar para tentar solucioná-los. O segredo está em saber mobilizá-los. Obama que o diga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco Princípios para Novos Serviços Públicos. Terceiro: o Governo como Plataforma

A ideia de Tim O'Reilly ao criar o termo e a abordagem de Governo como Plataforma, foi dar uma perspectiva de valor de patrimônio e de uso aos dados governamentais. Inicia explicando que as plataformas seguem uma lógica de alto investimento, onde praticamente só o Estado é capaz de investir, mas permitem à população, ao utilizarem essa plataforma, gerar riquezas. Temos um claro exemplo ao pensar em uma rodovia como esse investimento. O governo a constrói, mas a entrega aos usuários para trafegarem seus produtos, serviços, passageiros, estimular turismo e economias integradoras etc.. Em outras palavras, uma plataforma rodoviária do governo, mesmo em concessão, será usada pela sociedade, mesmo a custo de pedágios. O mesmo serve para plataformas digitais. O governo americano durante a gestão Reagan, em 1983, tornou disponível ao mundo o Sistema de Posicionamento Global - GPS. A partir do uso mundial dessa plataforma podemos calcular quantos outros produtos e serviços foram gerado

Laboratório é problema, mas a governança ajuda a resolver

É preciso considerar que um laboratório de inovação pode atrair pessoas que desprezam as regras, não tanto por rebeldia, mas como um estilo de vida, um espírito independente que busca ocupar um espaço. O lab será visto como um oásis – ou miragem – no deserto de novas ideias das corporações. Em parte isso é justificado pela aura de criatividade que envolve o novo ambiente ao transmitir uma mensagem de liberdade, com suas técnicas de ideação que estimulam a distância dos valores burocráticos e, claramente, a palavra disruptura que carrega um certo rompimento com padrões. Isso cria alguns problemas iniciais para a organização que começa o funcionamento do laboratório, tais como: se outras organizações participarão do laboratório, alguns ajustes serão necessários; a segurança física/predial pode ser fragilizada com a presença de “gente de fora”; a segurança digital terá que se adequar ao ambiente de acesso irrestrito e wifi; os horários de funcionamento podem sofrer mudan

Objetivos e valores do Laboratório de Inovação

Um laboratório de inovação em governo pode atuar desde a criação de novas políticas públicas até a prototipagem de serviços prestados ao cidadão. A diferença não se trata apenas de níveis da gestão (estratégica e operacional), mas também define o porquê deve existir o lab, sua estrutura, seus objetivos e quais valores irá agregar ao governo. Objetivar amplitude e formas de atuação nos ajuda a relacionar quesitos, estabelecer limites e buscar as parcerias certas. Antes de apresentar uma nova relação sobre os aspectos de construção do laboratório, como os aspectos projetuais colocados em post anterior , apresento uma lista que pode ajudar a definir com um pouco mais de formalidade e precisão, após respondido o checklist projetual , para que está sendo criado o laboratório e no que pode contribuir para um governo inovador. A ideia é de que usemos essa relação para selecionar aqueles itens que se aproximam com os objetivos do lab que pretendemos construir ou significar, mantendo em