Nesta semana em que muito se falou sobre a censura que a China impõe nos acessos à internet, fui surpreendido com a existência do site Cuba Debate, que tem como lema "contra el terrorismo midiático" e que hospeda o Reflexiones de Fidel, um blog com 141 posts publicados desde 28 de março de 2007 até ontem e assinados pelo estreante blogueiro cubano Fidel Castro Ruz.
O Blog do Fidel, como está sendo chamado, traz ainda RSS, vídeos no YouTube e um fórum que se considera o "Medio de información alternativa que promueve el debate y alerta sobre campañas de difamación contra Cuba". Lá sim é possível postar algum tópico, já que nos posts de Castro não tem "comments".
Fidel Castro sempre soube aproveitar os meios de comunicação: discursos intermináveis no rádio e tv, livros, coletivas, entrevistas... onde aparece Fidel, o assédio da imprensa e de admiradores e o respeito de outros líderes, mostraram sempre o estadista carismático, articulado e daquelas pessoas a quem damos ouvidos e olhos atentos. Agora lemos seu diário digital, quase percebemos um Fidel 2.0.
Mais do que surpreso, fiquei satisfeito em ver o velho comandante tão perto das novas mídias, mas ainda estou pensando: onde estão os nossos blogueiros democratas?
Comentários