O projeto eUser da União Européia se questiona agora em como fazer para que os cidadãos percebam que os serviços eletrônicos agregam valor ao atendimento que os governos prestam ao cidadão.
O paper "Europeans want easy-to-find, useful and accessible public online services" publicado por esse centro de estudos indica que o desenvolvimento dos serviços através da Internet é bem aceito pela população, porém que é necessário implantar mecanismos que os ajudem a encontrá-los e estratégias de marketing para atrair os usuários e fazer com que percebam os serviços online como um novo e eficiente recurso na administração pública.
A mesma receita se aplica ao Brasil. A percepção da população em geral, tanto para reconhecer como para criticar e exigir mais dos serviços eletrônicos governamentais ainda não está madura, talvez por falta da divulgação desses serviços e de grande parte da população não ter acesso a rede ou, mesmo tendo acesso, não encontrar o serviço ou uma interface mais adequada ao iniciante e à realização dos serviços.
Para se ter uma idéia de boas práticas em serviços eletrônicos europeus, é só acessar qualquer um dos 21 estudos de caso que o projeto eUser disponibiliza em seu site.
Comentários