Pular para o conteúdo principal

Políticos farão upgrade ?


O caderno Link (do Estadão e Jornal da Tarde) desta semana traz em reportagem de capa o tema Tecnologia também é Política, apresentando as propostas de e-gov dos candidatos a prefeito da cidade de São Paulo. É muito interessante ver os diferentes vieses que cada candidato dá ao assunto, que vão desde visões mínimas de desburocratização pela informatização até a efetividade de novos e integrados serviços públicos online.

Em comum, dois pontos: todos pretendem conectar a cidade em banda larga, em contrapartida, nenhum propõe uma política de tecnologia de informação e inovação em governo. Quer dizer, entenderam que deve ser usado, mas ainda não sabem como nem porque. 

Querem uma dica ? É só acessar o Tech President, um excelente blog que concentra-se em apresentar "Como os candidatos estão usando a web e como são usados por ela", de acordo com o slogan do site.  

Nos EUA, tecnologia e política estão estreitando laços, basta assistir ao vídeo a seguir, extraído da propaganda de TV do candidato Barack Obama, que aponta para a incompetência de seu adversário McCain em entender o mundo contemporâneo, baseado em sua falta de habilidade e convívio com computadores:


Em transcrição do Gizmodo, o comercial diz: “1982. John McCain vai a Washington. As coisas mudaram nos últimos 26 anos. Mas McCain não. Ele admite que ainda não sabe como usar um computador. Não consegue mandar um e-mail. Ainda não entende a economia. E apóia US$ 200 bilhões em cortes de impostos para corporações, mas quase nada para a classe média. Depois de um presidente desatualizado, nós simplesmente não podemos suportar mais do mesmo.”

Pelo vulto que tomaram nestas eleições os temas internet, serviços eletrônicos e estratégia em tecnologia de informação, finalmente o assunto passou ao primeiro grupo de propostas (e promessas) de gestão pública eficiente e de qualidade. Ter um projeto de conexão à rede, de criação de novos serviços públicos digitais e socialização de ferramentas de comunicação, está ficando tão importante (ou vinculado) aos de solução de infraestrutura urbana. 

Em curtas palavras, levar conexão à internet passa a ser tão fundamental quanto levar eletricidade.

Veja o que já falamos sobre o assunto aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Dicas para Prefeitos Inovadores

Em poucos dias, prefeitas e prefeitos eleitos em outubro passado estarão assumindo seus mandatos. A princípio, sejam eles iniciantes ou reconduzidos, o cenário que os aguarda está mais para drama do que para comédia.

Isto por que, na maioria dos 5563 municípios brasileiros, independente de porte ou localização, há um imenso descompasso entre as legítimas demandas da sociedade e a capacidade do poder público em atendê-las. Dificuldades de gerenciamento, aliadas a um processo civilizatório excludente, resultaram  em  uma triste realidade na qual poucos municípios brasileiros possuem, em pleno século XXI, índices de desenvolvimento humano - IDH considerados satisfatórios pela Organização das Nações Unidas - ONU.
Bem, a choradeira para por ai. O que gostaríamos de falar, daqui para a frente, para prefeitas e prefeitos bem intencionados e que queiram, de fato, mudar o filme, é que as grandes alterações que estão ocorrendo no mundo, estão abrindo novas oportunidades para os municípios, não im…

Design Thinking em Governo: abrem-se os caminhos

Temos dedicado muito tempo de nossas pesquisas na avaliação da metodologia de Design Thinking, adaptada a governo para apoiar a inovação, na tentativa de adotá-la para a criação e reformulação de serviços públicos. O Pepe já havia comentado aqui anteriormente sobre Roger Martin e o Design de Negócios, bem como nos trouxe uma trilogia de posts ( 1, 2 e 3 ) apontando a aplicação que pode ser dada ao tema em governo, baseado também na obra de Tim Brown e nos cases da IDEO.

Nossas impressões foram confirmadas com a recente publicação de dois trabalhos que a IDEO realizou junto a The Partnership for Public Services, entidade não governamental que trabalha para produzir inovação em governo nos EUA. Essas publicações, que considero leitura obrigatória, estão dirigidas a dois públicos distintos:


Innovation in Government: para todos envolvidos em inovação, é uma agradável e bem organizada leitura que introduz o assunto inovação em governo, baseada em depoimentos de especialistas, apresentando …

Habilidades e Atitudes do Novo Gerente

Os gerentes que, ao longo dos próximos anos, ambicionarem progressos consistentes em suas carreiras deverão dedicar particular atenção à readequação de suas competências e habilidades, recalibrando-as no sentido da chefia tradicional para a liderança de equipes, do “mandar” para o “convencer”, do “eu ganhei, nós empatamos e vocês perderam” para o “tamo juntos”, só para exemplificar.
Esta, seguramente, não será - ou não tem sido, para aqueles que já iniciaram essa caminhada - uma mudança fácil, pois envolve, além de crescentes esforços de atualização no âmbito estritamente técnico, uma profunda remontagem nos modelos mentais tradicionais.
No campo técnico, a rápida e incansável diminuição no ciclo de vida de processos e produtos tem colocado, cada vez mais, a aprendizagem continuada na ordem do dia. O know-how dos colaboradores e, por consequência, das organizações, sofre ataques praticamente diários que empurram a atividade “aprender” para dentro da “folhinha de produção”. Nesse cenário…